Gerir um escritório não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Cuidar das finanças, da administração, das compras, da gestão de pessoas… a lista é imensa. E certamente cuidar dos seus funcionários também faz parte das suas prioridades, certo? Por isso, ter um escritório ergonômico é fundamental.
Mas antes de tudo, vamos esclarecer o que é ergonomia. A ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam realizar as atividades de maneira segura e eficiente. Para isso, são consideradas características físicas, fisiológicas e psicossociais.
Existem diversos tipos de ergonomia, mas quando nos referimos a conforto no trabalho, estamos nos direcionando à ergonomia física. E é sobre ela que vamos falar neste artigo!
Ergonomia: dicas para colocar em prática
Entre as áreas de interesse da ergonomia física estão o estudo da postura no trabalho, os movimentos repetitivos, problemas músculo-esqueletais relacionados a trabalho, saúde e segurança.
O objetivo da ergonomia é transformar o espaço de trabalho em um lugar adequado aos trabalhadores da empresa, trazendo mais bem-estar e, consequentemente, mais produtividade.
Um problema frequente em ambientes de trabalho é o que chamamos de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), bem como os Distúrbios Osteomusculares (DORT), que são evitados por meio da implementação dos princípios ergonômicos.
Com base nisso, trouxemos 6 dicas que vão ajudar você a colocar a ergonomia em prática no seu escritório:
- Escolha bem as cadeiras
As cadeiras são muito importantes quando o assunto é ergonomia. As ideais são aquelas com encosto e que são ajustáveis à altura do indivíduo. É importante que, durante o trabalho, o pescoço fique alinhado, os antebraços apoiados, com os cotovelos próximos ao tronco, a coluna reta e encostada e os pés apoiados no chão ou em um suporte, de forma que as pernas fiquem estendidas.
Também é fundamental que o encosto e o assento da cadeira sejam acolchoados e que os rodízios da cadeira permitam a fácil movimentação sem esforço.
- Ajuste a altura das telas
Hoje em dia, cada vez mais se torna comum os escritórios usarem notebooks ao invés de computadores do tipo desktop. Essa prática pode parecer inofensiva, porém, o formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação, podendo causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
Para evitar esses problemas, uma boa dica é investir em apoios para notebook, que fazem com que a tela do notebook fique na altura dos olhos. Para isso, você também precisará investir em mouses e teclados, já que o aparelho ficará no alto, junto à tela, como na imagem abaixo:
- Proponha exercícios
Além de incentivar seus colaboradores a manterem um estilo de vida mais saudável, você também pode propor a realização de exercícios e alongamentos dentro do ambiente de trabalho, como a ginástica laboral.
Entre os principais benefícios dessa prática estão a melhoria da condição física, a prevenção de lesões, a redução do nível de estresse e satisfação no ambiente de trabalho.
- Fique atento à iluminação
A iluminação do espaço também é muito importante para garantir um dia a dia de trabalho confortável e saudável para seus colaboradores.
De preferência, evite que o computador fique de costas ou de frente para as janelas. O ideal é que ele fique na lateral. Se não houver essa opção, utilize cortinas para controlar o excesso de luz.
Além disso, é importante que o escritório possua um projeto luminotécnico de qualidade, para que as luzes artificiais sejam acionadas em momentos com menor iluminação natural.
- Organização é fundamental
Além de ser muito mais agradável, um escritório organizado é essencial para o bem-estar dos funcionários.
Para auxiliar no bom andamento das tarefas diárias, a mesa de trabalho deve estar sempre organizada e limpa. Além da mesa, é preciso higienizar a tela, o teclado e o mouse do computador pelo menos uma vez por semana.
A poluição visual contribui para o aumento do estresse e a dificuldade de concentração. Por isso, dedique-se a estabelecer a cultura da organização em sua empresa.
- Evite a poluição sonora
Além da poluição visual, a poluição sonora é um grande problema em ambientes corporativos. O excesso de barulho reduz a concentração dos colaboradores, além de aumentar o estresse, o que pode reduzir drasticamente a qualidade de vida e a produtividade da equipe.
Sendo assim, é importante que haja um planejamento da disposição dos postos de trabalho, bem como a escolha por aparelhos mais silenciosos.
Outra alternativa é possibilitar que pessoas que precisam de maior concentração trabalhem com uma distância maior dos outros colaboradores (como em salas isoladas, por exemplo).
As salas de vidro (também conhecidas como aquário) são excelentes para aumentar o isolamento acústico e aproveitar a iluminação natural, já que sua transparência permite que o ambiente usufrua da iluminação natural oferecida pelos raios de sol. Além disso, elas trazem a sensação de ampliação dos espaços e agregam valor estético.
Então, gostou de conferir essas 6 dicas para deixar seu escritório ergonômico?
A JLonghi atua no desenvolvimento de projetos corporativos, pensados primeiramente na saúde do funcionário. Nesses projetos, procuramos aplicar nossos diferentes conhecimentos para que todas as necessidades sejam atendidas de forma inteligente e eficaz.
Entre as áreas atendidas estão a disposição dos elementos, iluminação, decoração, mobiliário, entre outros.
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