Você já ouviu falar na Síndrome do Edifício Doente (SED)? Trata-se de um conjunto de doenças desencadeadas pela proliferação de microorganismos infecciosos e partículas químicas em prédios fechados. Geralmente, a enfermidade está relacionada a falhas no sistema de climatização. Neste texto, você vai conhecer os benefícios de ter plantas em casa e como elas podem contribuir para o combate a essa síndrome.
Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto e descobrir quais são as melhores opções de plantas para ter dentro de casa, especialmente se você não tiver muita experiência!
Benefícios das plantas
Realizando constantemente o processo de fotossíntese, as plantas fazem a troca de ar com o ambiente. O processo inclui a absorção de gás carbônico do ar e produção de oxigênio, que é liberado no ambiente.
Dessa forma, as verdinhas têm a capacidade de purificar o ar, ou seja, elas renovam a quantidade de oxigênio no ambiente em que estão dispostas.
Sendo assim, ter plantas em sua casa é uma ótima forma de fugir da Síndrome do Edifício Doente e ainda deixar sua casa mais interessante esteticamente!
As melhores plantas para ter em casas e apartamentos
Antes de ir à floricultura mais próxima para comprar a primeira planta que você encontrar, é importante considerar algumas questões. Uma delas, é que as plantas dependem de algumas condições para viver. Sendo assim, não são todas que conseguirão sobreviver dentro da sua casa.
O fator luminosidade é um dos mais importantes, visto que algumas plantas precisam de mais horas de luz solar direta e outras sobrevivem apenas com a claridade natural. Lembrando que todas elas sobrevivem apenas à luz do sol – luz artificial não é suficiente.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com 6 plantas que sobrevivem à sombra e à meia sombra. Fique atento: sombra não significa breu, e sim claridade, como em uma sala com grandes aberturas voltadas para o norte. Já a meia sombra se refere a locais onde o sol “bate direto” em apenas em algumas horas do dia, como na varanda de casa, por exemplo.
- Samambaia
Clássica das casas de avó, as Samambaias nunca perdem seu charme e têm o poder de transformar os ambientes. Sua rega deve ser frequente (todos os dias no verão e com alguns intervalos no inverno). A dica é colocá-las penduradas em suportes no alto, pois dessa forma elas costumam se desenvolver muito bem.
- Espada de São Jorge
A mais fácil de cuidar desta lista, a Espada de São Jorge não é nada exigente. Sobrevive em locais sem luz direta e permite diversas composições no paisagismo. Além disso, ela é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes.
- Lírio da Paz
Conhecido por suas belas flores brancas, o Lírio da Paz também é uma ótima opção para ambientes internos. Assim como a samambaia, ele sobrevive bem em ambientes úmidos, podendo ser regado cerca de duas vezes por semana.
- Orquídea
Essa é uma das plantas campeãs de uso interno e pede poucos cuidados. Ela deve ser cultivada à meia sombra, recebendo iluminação indireta. Por ser delicada, a dica é inserir um tutor para escorar sua haste. Também vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, que além de charmosos são mais porosos e drenam melhor a água.
- Zamioculca
Essa planta é um excelente coringa para locais com menor iluminação natural, como corredores, pois sobrevive em locais com menor luminosidade. Seu maior destaque são as folhas super brilhantes, em um tom de verde bem escuro. Inclusive, ela sobrevive em ambientes com ar-condicionado! O único cuidado é evitar regar em excesso. É melhor deixá-la passar sede do que regar demais.
Então, gostou de saber mais sobre os benefícios de ter plantas em casa e de conhecer algumas espécies que se adaptam bem nesses ambientes?
Se você deseja inserir plantas em sua decoração, mas não sabe como fazer isso, entre em contato conosco! Nossa equipe vai ajudar você a desenvolver um projeto de paisagismo completo para seus ambientes.